sexta-feira, 20 de março de 2015

Top 5 - Missing Timing

Yooo minna, Sabres aqui e vamos para mais um post informativo. No Top 5 dessa semana, vou abordar um assunto mais complexo, algo que alguns jogadores mais novos ainda não tiveram a oportunidade de saber a respeito: cartas que dão Miss Timing. Mas para começar, o que seria isto.


Miss Timing é um termo em inglês usado quando certos efeitos opcionais perdem sua chance de ativação. Isso ocorre quando a condição descrita no texto para que o efeito possa ser ativado não foi a última coisa a acontecer no jogo.



-Efeitos mandatórios nunca passam por isso, estes sempre vão ser ativados, contanto que suas condições tenham sido encontradas no jogo. 
-Efeitos opcionais são aqueles em que você pode escolher se vai ativá-los ou não e sempre vem escrito com "You can". Este está dividido em duas categorias:
   
      - "If"..."You can": São iguais aos mandatórios, na parte em que não dão miss timing. Você também pode escolher se vai ativá-los ou não.

      - "When"..."You can": São sobre esses que o post vai  falar. Para que todo efeito escrito assim seja ativado, suas condições escritas depois do "When" devem sempre ser a última ação a ocorrer. Saber usar isto contra cartas do adversário que dão Miss Timing é um passo muito importante para se tornar um ótimo duelista.

Encerradas as explicações iniciais, vamos lá para o que realmente interessa.




5º Lugar: Bottomless Trap Hole/Torrential Tribute/Heroic Champion - Gandiva

São os exemplos mais clássicos de cartas com efeitos tipo Trigger, que só podem ser acionadas quando algo em especial acontece (no caso delas, quando um
monstro é Summonado). Você que achava ser impossível escapar de uma Bottomless, ou até mesmo Torrential sem removê-las de campo está enganado.

Ambas precisam que a última ação do jogo tenha sido uma Summon de algum monstro para serem ativadas. Caso você saiba que o oponente tenha uma dessas e consiga fazer algo para impedir que isso aconteça, aqui vai a solução mais lógica. Invoque o seu monstro durante Chain Links, principalmente na resolução de uma Chain Link 2 ou maior, mas nunca durante a Chain Link 1.

Você pode ativar uma Upstart Goblin por exemplo, como Chain Link 1, em seguida você ativa em resposta à sua própria carta uma Call of the Haunted selecionando um monstro em seu cemitério. Então uma corrente será formada e Call of the Haunted resolverá antes da Upstart fazendo assim com que o seu monstro venha ao campo durante a Chain Link 2. Quando tudo acabar, o seu adversário não poderá usar nenhuma das ameaças acima, pois a última ação feita foi a resolução da sua Spell.

Claro, existem muitas outras maneiras de recriar esse cenário, só que com cartas diferentes. São tantas as opções que eu demoraria semanas para citar todas as maneiras de evitar uma Bottomless. Basta você entender como uma Chain funciona e quando se deve usar efeitos rápidos como o da Call of the Haunted e pronto se torne um pro mentira ainda há muito o que aprender.


4º Lugar: Fortune Lady Light


Principal carta das Fortune Ladies, seu efeito é relativamente fácil de ser ativado. Cartas bem comuns que costumam ser usadas com ela são, o campo Future Visions, Torrential Tribute, Different Dimension Gate, Magical Dimenson, CED(Compulsory Evacuation Device)...

Mas será que só basta ter uma carta que possa tirá-la de campo que seu efeito poderá ser usado? Não. Provavelmente a Light já foi motivo de várias discussões sobre Miss Timing, e não é pra menos, confunde mesmo ainda mais com algumas partes escritas com a gramática antiga dificultando o entendimento dela.

Pra começar, cartas que tiram os monstros de campo como custo, como Enemy Controller, Mystic Wok, não vão adiantar, pois existe uma diferença entre custo de ativação e efeito. E apenas esse último que pode acioná-la.

Cartas como Cyber Valley também não funcionam, mesmo removendo o monstro de campo com o seu efeito. Isso ocorre pois a última ação do efeito do Cyber Valley, logo após remover seu monstro, é comprar 2 cartas. Como está escrito nele "Banish both that target and this card, then draw 2 cards." esse then é decisivo para separar ações que não ocorrem simultaneamente. Então após usar sua Fortune Lady Light para puxar 2 cartas, você perderá a chance de ativá-la, assim gerando o Miss Timing.



3º Lugar: Gusto Gulldo/Naturia Cliff/Moonlit Papillon


Imagino que muitos já passaram por uma situação na qual uma dessas cartas foi tributado para uma Tribute Summon, ou enviado ao cemitério como Material de Sincronização, ou Material de Fusão e mesmo assim o player que conduziu essa jogada usou o efeito especial de Invocar um monstro do Deck.

Devido ao "When"..."You can" presentes em seus textos, os movimentos descritos acima seriam ilegais. Mesmo não sendo enviados por custos de ativação, a última ação em todos esses casos é a invocação do Monstro que as usou como tributo/material. Assim seus efeitos perderão a chance de ativação.

Ah, mas então porque o Reborn Tengu pode usar seu efeito até quando é usado como Material Synchro como você falou aí?
Muito simples, note que Reborn Tengu é uma carta com efeito mandatório, ele deve acontecer desde que suas condições tenham sido encontradas. Diferente destas que necessitam ter uma noção melhor de quando e como vão para o grave.





2º Lugar: Flip Effect/On-Summon Effect


Esses casos não estão totalmente ligados à miss timing. Eu diria que são exemplos de jogadas ilegais apenas. Mas que são grandes divisores de opiniões, isso são.

Talvez a Sinister Shadow Games seja mais fácil de se entender e aceitar, e provavelmente a maioria dos jogadores concorde com isso. Digamos que uma carta é ativada, e essa carta removeria um Shaddoll que está virado para baixo em seu campo. Você responde com a Sinister formando uma Chain Link 2.

Sinister resolve primeiro mandando um Shaddoll pro grave e flippando o que estava virado para baixo. Em seguida a carta do oponente resolve removendo o seu monstro que acabou de ser flippado. O efeito Flip do monstro Shaddoll não poderá ser ativado já que no final da Chain, ele não estará mais no campo, lugar onde todos os Flip Effects são usados.

Já a Call of the Haunted, como muitos já devem ter imaginado do que se tratava, tá aqui por causa de um acontecimento bastante comum envolvendo uma MST e um Tellarknight (Geralmente o Deneb). uma história quase de amor

Como todo On-Summon Effect, os Satellarknights ativam seus efeitos quando estão no Campo. Mas algo que põe essa regra à prova está intrigando muita gente. Se uma MST (Mystical Space Typhoon) é usada como Chain Link 1 dando alvo numa virada pra baixo, mas o oponente ativa essa virada revelando-se ser uma Call of the Haunted, formando Chain Link 2, o que aconteceria?

A CotH resolve primeiro trazendo um Tellarknight do grave, em seguida ela é destruída levando com ela o monstro Summonado. A regra que temos no TCG afirma que o Tellarknight não poderá usar seu efeito numa nova Chain pois não estará mais no campo quando aquela Chain se encerrar. Mas ainda há os que digam que essa regra varia de acordo com a sua localidade. Em qualquer caso, pergunte ao juíz de seu torneio. (pelo menos no DN o efeito do Tellar não ativa)


1º Lugar: Yang Zings/Hands

Sim, é possível destruí-los sem ter a infelicidade de ver mais um surgindo na sua frente. Talvez esse seja o exemplo que mais vai lhe ser útil, pois são os mais fáceis de prevenir.

Para fazer esse pequeno truque basta ter um efeito rápido que possa destruir monstros como Torrential Tribute, Nekroz of Gungnir, Ritual Beast Steeds, etc...todos esses exemplos podem ser ativados como Chain Link 2 ou maior.

Digamos que o oponente tem alguns Yang Zings e há uma Torrential em seu campo. Um novo monstro é Summonado e você ativa qualquer carta conveniente para a situação. Sim pode ser qualquer uma, tanto faz, vamos tomar como exemplo uma Reckless Greed. Em seguida você ativa a Torrential Tribute como Chain Link 2.

A Chain acontece fazendo com que todos os monstros em campo sejam destruídos e por último o efeito da sua Reckless Greed resolva. Como a destruição deles não foi a última ocorrência eles perderão a chance de serem ativados, assim sofrendo Miss Timing, simples assim.


Também há cartas que sozinhas fazem o trabalho sujo de prevenir o efeito desses monstros, sem que você precise formar Chains. O exemplo mais famoso é Soul Taker, uma carta que foi bastante usada na era Chaos para lidar com os Lightpulsar revivendo mais dragões do Grave.

É uma carta bem simples que destrói e cura o adversário. Seu verdadeiro poder tá nessa última frase. A parte do ganho de Pontos de Vida não é considerada uma ação que ocorra ao mesmo tempo que a destruição, portanto fazendo qualquer monstro que tenha efeito "When this card is destroyed and sent to the Graveyard: You can..." dar Miss Timing.


----------------------------------


Bom, terminando por aqui mais um 'Top 5'. Confesso que foi até difícil achar exemplos que sejam relevantes pro meta, o problema é que a Konami está parando de criar esses efeitos que tenham "When..You can" *olha pra Shaddolls e Burning Abyss*. Mesmo assim espero que tenha dado pra entender o porque de cada carta que foi colocada aí e discutida. Até mais minna!! Rex ñ me odeie por ser otaku :c

2 comentários:

  1. Não seja otaku :v
    Mas seu post ficou bom. Continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns cara esse post ficou ótimo, e ajuda bastante pq as vezes e meio q difícil explicar isso durante um duelo.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 LOL